HUD - Simple V1.0
HUD - Simple V1.0
HUD Simple V1.0
Por Yamamooto7
Introdução
Começei
a ler algumas aulas sobre programação em RGSS. Uma que me chamou a
atenção, foi as aulas de criação de HUD do doodop, começei a ler elas, e
conssegui montar um HUD simples. É uma HUD simples, que fiz pelo
template do doodop, isso é apenas, digamos um treinamento em scripts.
Provavelmente você já deve ter visto muitas huds parecidas com essa, mas
lembrando que estou apenas treinando. Por isso fiz algo tão simples e
comum.
Usa a switch de ID 1 para ativar e desativar a HUD. Pode ser modificado facilmente no script.
Screenshot
Código
Código:#Script criado por Drizz
#Baseado nas aulas sobre HUD do doodop
#Imagens retiradas das aulas sobre HUD do doodop
#
# Agradeço em especial a ele, pois estou aprendendo RGSS atraves
# de suas aulas
# Se quiser entrar em contato comigo: http://mastermaker.forumeiros.com
# Podem distribuir o script a vontade, mas por favor, deem créditos a mim
# e ao doodop
X = 0
Y = 0
Largura = 300
Altura = 200
class Hud < Window_Base
def initialize
super(X,Y,Largura,Altura)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.contents.font.name = "Tahoma"
self.opacity = 0
@ator = 0
refresh
end
def refresh
self.contents.clear
actor = $game_party.actors[0]
#Conteúdo:
draw_actor_hp_bar_1(actor, 40, 0)
draw_actor_sp_bar_1(actor, 40, 30)
draw_face(actor, 50, 90)
draw_actor_level(actor, 100, 60)
#Fim
if $game_switches[01] == true
self.visible = true
else
self.visible = false
end
if $scene.is_a?(Scene_Menu)
self.contents.clear
end
if $scene.is_a?(Scene_Battle)
self.contents.clear
self.visible = false
end
end
end
#Adiciona a janela a o mapa.
class Scene_Map
alias hud_main main
def main
@Hud = Hud.new
hud_main
@Hud.dispose
end
alias hud_update update
def update
hud_update
@Hud.update
@Hud.refresh
end
end
class Window_Base < Window
def draw_face (actor, x, y)
bitmap = RPG::Cache.picture(actor.name + "_face")
cw = bitmap.width
ch = bitmap.height
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(x -cw / 2 , y - ch,bitmap, src_rect)
end
def draw_actor_hp_bar_1(actor, x, y)
back = RPG::Cache.picture("Barra_Fundo")
cw = back.width
ch = back.height
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, back, src_rect)
meter = RPG::Cache.picture("Barra_Hp")
cw = meter.width * actor.hp / actor.maxhp
ch = meter.height
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, meter, src_rect)
end
def draw_actor_sp_bar_1(actor, x, y)
back = RPG::Cache.picture("Barra_Fundo")
cw = back.width
ch = back.height
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, back, src_rect)
meter = RPG::Cache.picture("Barra_Sp")
cw = meter.width * actor.sp / actor.maxsp
ch = meter.height
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, meter, src_rect)
end
end
Imagens necessárias
(todas na pasta pictures)
Barra_Fundo
Barra_Hp
Barra_Sp
Ash_Face
Por Yamamooto7
Introdução
Começei
a ler algumas aulas sobre programação em RGSS. Uma que me chamou a
atenção, foi as aulas de criação de HUD do doodop, começei a ler elas, e
conssegui montar um HUD simples. É uma HUD simples, que fiz pelo
template do doodop, isso é apenas, digamos um treinamento em scripts.
Provavelmente você já deve ter visto muitas huds parecidas com essa, mas
lembrando que estou apenas treinando. Por isso fiz algo tão simples e
comum.
Usa a switch de ID 1 para ativar e desativar a HUD. Pode ser modificado facilmente no script.
Screenshot
Código
Código:#Script criado por Drizz
#Baseado nas aulas sobre HUD do doodop
#Imagens retiradas das aulas sobre HUD do doodop
#
# Agradeço em especial a ele, pois estou aprendendo RGSS atraves
# de suas aulas
# Se quiser entrar em contato comigo: http://mastermaker.forumeiros.com
# Podem distribuir o script a vontade, mas por favor, deem créditos a mim
# e ao doodop
X = 0
Y = 0
Largura = 300
Altura = 200
class Hud < Window_Base
def initialize
super(X,Y,Largura,Altura)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.contents.font.name = "Tahoma"
self.opacity = 0
@ator = 0
refresh
end
def refresh
self.contents.clear
actor = $game_party.actors[0]
#Conteúdo:
draw_actor_hp_bar_1(actor, 40, 0)
draw_actor_sp_bar_1(actor, 40, 30)
draw_face(actor, 50, 90)
draw_actor_level(actor, 100, 60)
#Fim
if $game_switches[01] == true
self.visible = true
else
self.visible = false
end
if $scene.is_a?(Scene_Menu)
self.contents.clear
end
if $scene.is_a?(Scene_Battle)
self.contents.clear
self.visible = false
end
end
end
#Adiciona a janela a o mapa.
class Scene_Map
alias hud_main main
def main
@Hud = Hud.new
hud_main
@Hud.dispose
end
alias hud_update update
def update
hud_update
@Hud.update
@Hud.refresh
end
end
class Window_Base < Window
def draw_face (actor, x, y)
bitmap = RPG::Cache.picture(actor.name + "_face")
cw = bitmap.width
ch = bitmap.height
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(x -cw / 2 , y - ch,bitmap, src_rect)
end
def draw_actor_hp_bar_1(actor, x, y)
back = RPG::Cache.picture("Barra_Fundo")
cw = back.width
ch = back.height
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, back, src_rect)
meter = RPG::Cache.picture("Barra_Hp")
cw = meter.width * actor.hp / actor.maxhp
ch = meter.height
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, meter, src_rect)
end
def draw_actor_sp_bar_1(actor, x, y)
back = RPG::Cache.picture("Barra_Fundo")
cw = back.width
ch = back.height
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, back, src_rect)
meter = RPG::Cache.picture("Barra_Sp")
cw = meter.width * actor.sp / actor.maxsp
ch = meter.height
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, meter, src_rect)
end
end
Imagens necessárias
(todas na pasta pictures)
Barra_Fundo
Barra_Hp
Barra_Sp
Ash_Face
Para
que aparece a face do personagem que você deseja, você deve colocar o
nome do personagem no database seguido do sufixo _Face na pasta pictures
FAQ
Por que a HUD não aparece?Confira se você ativou a Switch que faz a HUD aparecer.
Para modificar o ID da switch, modifique esta parte do script:
Código:if $game_switches[01] == true
Convidad- Convidado
Re: HUD - Simple V1.0
interessante, curti cara xD
foi voce msm que fez? caso nao, poste os creditos do autor
\o
foi voce msm que fez? caso nao, poste os creditos do autor
\o
RafaelNexus- Administrador
- Reputação : 4
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|