Colapso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aula Eventer por Lilialine #1 - Introdução

2 participantes

Ir para baixo

Aula Eventer por Lilialine #1 - Introdução Empty Aula Eventer por Lilialine #1 - Introdução

Mensagem por Lilialine Dom 20 Mar - 22:51

Aula Eventer por Lilialine #1

Olá... Vou falar de um assunto, uma aula para iniciantes... Existem várias aulas a respeito disso, mas como aqui no fórum não tem, estarei fazendo a aula eventer por Lilialine #1!
Ser eventer, no começo, parece ser chato, entedioso, deixa você nervoso quando não consegue fazer algo, etc... Mas depois, quando você ficar bom, vai ser gostoso fazer sistemas por eventos... O resultado, principalmente, é a melhor coisa... Essa aula é para rmxp, eu ia fazer para rmvx, já que a maioria usa, mas como nao estou no computador que tem o rmvx instalado e aqui não da para instalar o rmvx, estou fazendo essa aula para o xp, logo eu vou dar a mesma aula, só que um pouco diferente, para o rmvx. (Os dois são beem parecidos, mas são diferentes em certos pontos.).

Começando

A primeira coisa que você deve fazer, é clicar, lá em cima, em um cubo azul, ou, aperte F8

_Por que tem vários quadradinhos? É assim mesmo, já vai se acostumando =P. Cada um deles, é um lugar para colocar eventos.
Clique duas vezes em um deles e, veja que um painel vai aparecer.

Spoiler:

Seguindo a imagem, vou explicar cada uma dessas áreas.

1 - Aqui é onde irá ficar o gráfico do seu evento, caso tenha. Dê dois cliques e escolha o gráfico que quer (se quiser).

2 - Fixo: Não se movimenta
Aleatório: Anda aleatoriamente pelo mapa
Seguir herói: Segue seu personagem naquele mapa
Pré definido: Você escolhe a rota do evento, ou seja, você vai escolher por onde ele andará

3 -Você quer que seu evento se inicie quando? De que forma? É aqui que você deve mecher.

Pressionar Tecla: O evento se iniciará quando você apertar enter nele.
Ao tocar herói: Quando você encosta no evento, o evento se iniciará
Ao tocar evento: Quando outro evento toca esse evento, este evento irá se iniciar
Inicio Automático: Toda vez que você entrar naquele mapa, o evento se iniciará automáticamente (Recomendo que use isto quando ler futuramente a aula em que explicarei sobre switchs e switchs locais
Processo Paralelo: Vai indo de evento em evento

4 - Animação (mov.): Se seu evento tiver um gráfico de personagem e ele se mecher, e você quer que ele "ande", deixe marcada essa opção.
Animação (Fixa.) Ele irá se mecher sem se movimentar, por isso o termo "animação fixa". Muito útil em alguns casos.
Direção Fixa: Quando você da enter no evento, ele vira para você. Se não quer que isso aconteça, marque a opção direção fixa que ele só olhará para um único lugar.
Atravessar: Atravessa tudo, se quiser que ele se movimente. Atravessa outros personagens, casas, tudo em geral.

5 - Sem isso, não há eventos. É aqui que você coloca todos os comandos. Clique suas vezes e verá que aparecerá um painel com três abas; três páginas. Logo discutirei sobre esses comandos.

6 -Muito útil, aqui você "ativa", vamos dizer, as switchs, switchs locais, variaveis, etc... Logo discutirei isso com vocês, nas proximas aulas...

7 -Aqui é o numero de páginas que irá ter. Quando você usa switchs e switchs locais, por exemplo, você tem que criar novas páginas para o funcionamento correto.

8 -É aqui que você cria, cola, copia, deleta e limpa as páginas

9 -Aqui é o nome do evento. Sempre nomeie, para ficar mais organizado e facilitar certos trabalhos...


Então é isso gente... Essa foi a primeira aula, uma pequena introdução para vocês terem uma noção de como se usa e cria eventos!
Logo (amanhã, provavelmente), postarei a aula #2

É isso, espero que tenho ajudado vocês e espero que tenham gostado dessa aula!!!

Até mais...

Lilialine
Lilialine
Lilialine
Moderador
Moderador

Reputação : 6

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Eventer por Lilialine #1 - Introdução Empty Re: Aula Eventer por Lilialine #1 - Introdução

Mensagem por Darkay2 Seg 21 Mar - 14:01

certamente um bom tutorial para iniciantes! mais eu nem mim acho ininciante xD, mais é bem legal msm :o
Darkay2
Darkay2
Membro
Membro

Reputação : 2

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Eventer por Lilialine #1 - Introdução Empty Re: Aula Eventer por Lilialine #1 - Introdução

Mensagem por Lilialine Seg 21 Mar - 16:31

Obg =)
Esse foi im bem simples... Talvez ainda hoje eu faço a #2... Essa aula foi para os iniciantes saber identificar e saber como configurar aquela parte para deixar do jeito que eles querem... Foi beeem básico e simples este...


Obg :D
Lilialine
Lilialine
Moderador
Moderador

Reputação : 6

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Eventer por Lilialine #1 - Introdução Empty Re: Aula Eventer por Lilialine #1 - Introdução

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos